Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.
De manhã só há uma celebração.Nesta Quinta-Feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume(bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.
Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.
A nossa Paróquia fica situada na cidade de Itabuna no Bairro Jardim Vitória. Os nossos horários de Missa são: Terça 19hs; Quinta 19hs; Domingo 08hs e 19hs. Pertencendo também a nossa Paróquia a Comunidade Nossa Senhora D'Ajuda no Bairro Zizo as Missas são sempre aos sábados 19hs. Venha Celebrar o Corpo e Sangue de Cristo conosco. Email: paroquiavitoria@hotmail.com
quinta-feira, 5 de abril de 2012
TRIDUO PASCAL
Tríduo Pascal
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2012
QUINTA-FEIRA SANTA (CEIA DO SENHOR/LAVA-PÉS)05/04 - COMUNIDADE N.SRA.D'AJUDA(ZIZO) ÀS 19H30
COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 19H30
Obs: Após a Celebração haverá a Transladação do Santíssimo Sacramento em seguida Adoração
SEXTA-FEIRA SANTA (PAIXÃO DO SENHOR)06/04 - COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA): LITURGIA
DAS HORAS ÀS 05H30 DA MANHÃ
SEXTA-FEIRA SANTA (PAIXÃO DO SENHOR)06/04 - COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA): LITURGIA
DAS HORAS ÀS 05H30 DA MANHÃ
10H00 DA MANHÃ - CONFISSÕES COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA)
COMUNIDADE N.SRA.D'AJUDA(ZIZO) ÀS 15H00 CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO
SENHOR
COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 15H00
CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR
SÁBADO SANTO (VIGÍLIA PASCAL)07/04 - COMUNIDADE N.SRA.D'AJUDA(ZIZO) ÀS 19H30
COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 19H30
DOMINGO (PÁSCOA DO SENHOR)08/04 - COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 08H00 E 19H00
COMUNIDADE N.SRA.D'AJUDA(ZIZO) ÀS 15H00 CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO
SENHOR
COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 15H00
CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR
SÁBADO SANTO (VIGÍLIA PASCAL)07/04 - COMUNIDADE N.SRA.D'AJUDA(ZIZO) ÀS 19H30
COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 19H30
DOMINGO (PÁSCOA DO SENHOR)08/04 - COMUNIDADE MATRIZ N.SRA.DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) ÀS 08H00 E 19H00
terça-feira, 3 de abril de 2012
Campanha da Fraternidade 2012
Todos os anos durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade,
que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a
sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando
uma solução para o mesmo.
Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".
Fonte: Portal Kairós
Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".
Fonte: Portal Kairós
Maria, mulher firme e confiante, nossa Mãe querida continua a interceder por nós junto a seu filho Jesus. Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, também é Mãe de toda a humanidade.Eis aqui a serva do Senhor ( Lucas 1,47 ) A minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu salvador.Maria é exemplo de fé, força, amor, coragem e sabedoria em todos os momentos de sua vida de Mãe.Quantas preocupações, dúvidas, dores, ela passou, mas sempre esteve de pé.Silenciosa guardando tudo em seu coração.Maio mês de Maria, mês das flores e mês da Mães.
É com muita alegria que convidamos a todos(as) para juntos iniciarmos o mês de maio com
a IV Marcha com Maria no dia 1º de maio de 2012. Participe!
quinta-feira, 1 de março de 2012
Via Sacra
Convidamos você e sua família para juntos participarmos da Via Sacra nas sextas-feiras às 05:30hs percorrendo as ruas do nosso bairro.
Venha rezar conosco nos caminhos do Senhor.
Venha rezar conosco nos caminhos do Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)



