Minissérie de TV retrata a rotina dos Papas do Concílio Vaticano II
O Concílio Ecumênico Vaticano II foi convocado no dia 25 de janeiro de
1961, através da bula papal “Humanae salutis”, pelo papa João XXIII.
Este mesmo Papa inaugurou-o, a
ritmo
extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962. O Concílio, realizado em
quatro sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o
papado de Paulo VI.
Nestas quatro sessões, mais de dois mil
bispos convocados, de todo o planeta, discutiram e regulamentaram vários
temas da Igreja Católica. As suas decisões estão expressas nas quatro
constituições, nove decretos e três declarações elaboradas e aprovadas
pelo Concílio.
Neste ano de 2012 a Igreja celebra os 50 anos da
abertura desse grande evento. Em comemoração ao jubileu de prata será
exibida, pela primeira vez na televisão brasileira, a minissérie “Papas
do Concílio”.
Com base em dois filmes produzidos na Itália e
inéditos no Brasil, a minissérie retrata a trajetória do Papa João XXIII
e do Papa Paulo VI, principais protagonistas do Concílio.
A
produção que terá dez episódios conta, também, com depoimentos das
personalidades mais importantes do episcopado brasileiro, que
vivenciaram o período histórico mais marcante da Igreja Católica.
“Papas do Concílio” estreia no próximo dia 12 de novembro, em dois horários, às 14h e às 20h, na TV Aparecida.
Fonte: CNBB