sexta-feira, 19 de julho de 2013

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS 2013

Meus irmãos e irmãs; iremos celebrar o novenário e festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias de 09 a 18 de Agosto de 2013, comemorando também 20 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Contamos com a presença de todos os fiéis da comunidade do Jardim Vitória e demais fiéis de outras paróquias. Participem!

sexta-feira, 22 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. 

Neste dia, entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva liturgica da Igreja mãe da cidade santa, que se converte em mímesis, imitação do que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória - anamnese - da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas em nossa celebração. Com uma evocação que não pode deixar de ser atualizada.

Vamos com o pensamento a Jerusalém, subimos ao Monte das Oliveiras para recalar na capela de Betfagé, que nos lembra o gesto de Jesus, gesto profético, que entra como Rei pacífico, Messias aclamado primeiro e depois condenado, para cumprir em tudo as profecias.

Por um momento as pessoas reviveram a esperança de ter já consigo, de forma aberta e sem subterfúgios aquele que vinha em nome do Senhor. Ao menos assim o entenderam os mais simples, os discípulos e as pessoas que acompanharam ao Senhor Jesus, como um Rei.

São Lucas não falava de oliveiras nem de palmas, mas de pessoas que iam acarpetando o caminho com suas roupas, como se recebe a um Rei, gente que gritava: "Bendito o que vem como Rei em nome do Senhor. Paz no céu e glória nas alturas".

Palavras com uma estranha evocação das mesmas que anunciaram o nascimento do Senhor em Belém aos mais humildes. Jerusalém, desde o século IV, no esplendor de sua vida litúrgica celebrada neste momento com uma numerosa procissão. E isto agradou tanto aos peregrinos que o oriente deixou marcada nesta procissão de ramos como umas das mais belas celebrações da Semana Santa.

Com a liturgia de Roma, ao contrário, entramos na Paixão e antecipamos a proclamação do mistério, com um grande contraste entre o caminho triunfante do Cristo do Domingo de Ramos e o "via crucis" dos dias santos.

Entretanto, são as últimas palavras de Jesus no madeiro a nova semente que deve empurrar o remo evangelizador da Igreja no mundo.

"Pai, em tuas mão eu entrego o meu espírito". Este é o evangelho, esta a nova notícia, o conteúdo da nova evangelização. Desde um paradoxo este mundo que parece tão autônomo, necessita que lhe seja anunciado o mistério da debilidade de nosso Deus em que se demonstra o cume de seu amor. Como o anunciaram os primeiros cristãos com estas narrações longas e detalhistas da paixão de Jesus.

Era o anúncio do amor de um Deus que desce conosco até o abismo do que não tem sentido, do pecado e da morte, do absurdo grito de Jesus em seu abandono e em sua confiança extrema. Era um anúncio ao mundo pagão tanto mais realista quanto mais com ele se poderia medir a força de sua Ressurreição.

A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo o Senhor.

Fonte: Catequisar

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA SANTA 2013

COMUNIDADE MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) E COMUNIDADE NOSSA SENHORA D'AJUDA (ZIZO)

DIA 23/03 – SÁBADO: PROCISSÃO DE RAMOS
19H30 – IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

24/03 – DOMINGO DE RAMOS
08H00 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H00 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
(PROCISSÃO DE RAMOS /JARDIM VITÓRIA).

MUTIRÃO PARA AS CONFISSÕES
DIA 27/03 – QUARTA-FEIRA:
19H30 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).

TRÍDUO PASCAL
DIA 28/03 – QUINTA-FEIRA SANTA:
19H30 – MISSA DA CEIA DO SENHOR
(LAVA-PÉS) NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
DIA 28/03 – QUINTA-FEIRA SANTA:
19H30 – MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA-PÉS) NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 29/03 – SEXTA-FEIRA SANTA:
05H00 – CAMINHADA PENITENCIAL PARA A CASA DO BISPO.
15H00 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
15H00 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 30/03 – SÁBADO SANTO:
19H30 – VIGÍLIA PASCAL NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H30 – VIGÍLIA PASCAL NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 31/03 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO:
19H00 – MISSA NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H00 – MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

Pe. Alessandro Alves convida você para participar da programação da Semana Santa e desde já deseja que todos tenham uma boa Semana Santa e uma Feliz e abençoada Páscoa! Contamos com a sua presença.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Obrigado Papa Bento XVI


Tempo Quaresmal

O tempo quaresmal é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a grande festa da Páscoa. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, de penitência, de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Ela nos convida a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo, aprendemos a conhecer e a apreciar a cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.