sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA D'AJUDA (2013)

Meus irmãos e irmãs; iremos celebrar o tríduo e festa em louvor a Nossa Senhora D'Ajuda de 05 a 08 de Setembro de 2013 padroeira do Bairro Zizo, todos os dias a partir das 19h00. Contamos com a presença de todos os fiéis da comunidade do Zizo e demais fiéis de outras paróquias. Participem!









PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS 2013


sexta-feira, 19 de julho de 2013

FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS 2013

Meus irmãos e irmãs; iremos celebrar o novenário e festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias de 09 a 18 de Agosto de 2013, comemorando também 20 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Contamos com a presença de todos os fiéis da comunidade do Jardim Vitória e demais fiéis de outras paróquias. Participem!

sexta-feira, 22 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. 

Neste dia, entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva liturgica da Igreja mãe da cidade santa, que se converte em mímesis, imitação do que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória - anamnese - da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas em nossa celebração. Com uma evocação que não pode deixar de ser atualizada.

Vamos com o pensamento a Jerusalém, subimos ao Monte das Oliveiras para recalar na capela de Betfagé, que nos lembra o gesto de Jesus, gesto profético, que entra como Rei pacífico, Messias aclamado primeiro e depois condenado, para cumprir em tudo as profecias.

Por um momento as pessoas reviveram a esperança de ter já consigo, de forma aberta e sem subterfúgios aquele que vinha em nome do Senhor. Ao menos assim o entenderam os mais simples, os discípulos e as pessoas que acompanharam ao Senhor Jesus, como um Rei.

São Lucas não falava de oliveiras nem de palmas, mas de pessoas que iam acarpetando o caminho com suas roupas, como se recebe a um Rei, gente que gritava: "Bendito o que vem como Rei em nome do Senhor. Paz no céu e glória nas alturas".

Palavras com uma estranha evocação das mesmas que anunciaram o nascimento do Senhor em Belém aos mais humildes. Jerusalém, desde o século IV, no esplendor de sua vida litúrgica celebrada neste momento com uma numerosa procissão. E isto agradou tanto aos peregrinos que o oriente deixou marcada nesta procissão de ramos como umas das mais belas celebrações da Semana Santa.

Com a liturgia de Roma, ao contrário, entramos na Paixão e antecipamos a proclamação do mistério, com um grande contraste entre o caminho triunfante do Cristo do Domingo de Ramos e o "via crucis" dos dias santos.

Entretanto, são as últimas palavras de Jesus no madeiro a nova semente que deve empurrar o remo evangelizador da Igreja no mundo.

"Pai, em tuas mão eu entrego o meu espírito". Este é o evangelho, esta a nova notícia, o conteúdo da nova evangelização. Desde um paradoxo este mundo que parece tão autônomo, necessita que lhe seja anunciado o mistério da debilidade de nosso Deus em que se demonstra o cume de seu amor. Como o anunciaram os primeiros cristãos com estas narrações longas e detalhistas da paixão de Jesus.

Era o anúncio do amor de um Deus que desce conosco até o abismo do que não tem sentido, do pecado e da morte, do absurdo grito de Jesus em seu abandono e em sua confiança extrema. Era um anúncio ao mundo pagão tanto mais realista quanto mais com ele se poderia medir a força de sua Ressurreição.

A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo o Senhor.

Fonte: Catequisar

quarta-feira, 20 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA SANTA 2013

COMUNIDADE MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA) E COMUNIDADE NOSSA SENHORA D'AJUDA (ZIZO)

DIA 23/03 – SÁBADO: PROCISSÃO DE RAMOS
19H30 – IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

24/03 – DOMINGO DE RAMOS
08H00 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H00 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS
(PROCISSÃO DE RAMOS /JARDIM VITÓRIA).

MUTIRÃO PARA AS CONFISSÕES
DIA 27/03 – QUARTA-FEIRA:
19H30 – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).

TRÍDUO PASCAL
DIA 28/03 – QUINTA-FEIRA SANTA:
19H30 – MISSA DA CEIA DO SENHOR
(LAVA-PÉS) NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
DIA 28/03 – QUINTA-FEIRA SANTA:
19H30 – MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA-PÉS) NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 29/03 – SEXTA-FEIRA SANTA:
05H00 – CAMINHADA PENITENCIAL PARA A CASA DO BISPO.
15H00 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
15H00 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 30/03 – SÁBADO SANTO:
19H30 – VIGÍLIA PASCAL NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H30 – VIGÍLIA PASCAL NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

DIA 31/03 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO:
19H00 – MISSA NA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (JARDIM VITÓRIA).
19H00 – MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA D’AJUDA (ZIZO).

Pe. Alessandro Alves convida você para participar da programação da Semana Santa e desde já deseja que todos tenham uma boa Semana Santa e uma Feliz e abençoada Páscoa! Contamos com a sua presença.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Obrigado Papa Bento XVI


Tempo Quaresmal

O tempo quaresmal é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a grande festa da Páscoa. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, de penitência, de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Ela nos convida a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo, aprendemos a conhecer e a apreciar a cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

Nota Oficial da CNBB sobre anúncio da renúncia de Bento XVI


cnbblogoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro, sobre o anúncio da renúncia do papa Bento XVI feito na manhã de hoje. A seguir, a íntegra da nota:
Brasília, 11 de fevereiro de 2013
P. Nº 0052/13
“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB recebe com surpresa, como todo o mundo, o anúncio feito pelo Santo Padre Bento XVI de sua renúncia à Sé de Pedro, que ficará vacante a partir do dia 28 de fevereiro próximo. Acolhemos com amor filial as razões apresentadas por Sua Santidade, sinal de sua humildade e grandeza, que caracterizaram os oito anos de seu pontificado.
Teólogo brilhante, Bento XVI entrará para a história como o “Papa do amor” e o “Papa do Deus Pequeno”, que fez do Reino de Deus e da Igreja a razão de sua vida e de seu ministério. O curto período de seu pontificado foi suficiente para ajudar a Igreja a intensificar a busca da unidade dos cristãos e das religiões através de um eficaz diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como para chamar a atenção do mundo para a necessidade de voltar-se ao Deus criador e Senhor da vida.
A CNBB é grata a Sua Santidade pelo carinho e apreço que sempre manifestou para com a Igreja no Brasil. A sua primeira visita intercontinental, feita ao nosso País em 2007, para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, e, também, a escolha do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho, são uma prova do quanto trazia no coração o povo brasileiro.
Agradecemos a Deus o dom do ministério de Sua Santidade Bento XVI a quem continuaremos unidos na comunhão fraterna, assegurando-lhe nossas preces.

Conclamamos a Igreja no Brasil a acompanhar com oração e serenidade o legítimo processo de eleição do sucessor de Bento XVI. Confiamos na assistência do Espírito Santo e na proteção de Nossa Senhora Aparecida, neste momento singular da vida da Igreja de Cristo.
Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Paróquia Nossa Senhora das Vitórias Completa 20 Anos!!!



Paróquia Nossa Senhora das Vitórias Completa 20 Anos!!!
No dia 31 de Janeiro de 1993 formava-se, dentro do coração da Diocese de Itabuna, a nossa Paróquia Nossa Senhora das Vitórias composta pela Comunidade Matriz N.Sra das Vitórias (BairroJardim Vitória) e a Comunidade Nossa Senhora D'Ajuda (Bairro Zizo). Mais do que falar, lembrar de dados, datas e nomes, nessa edição de nosso informativo queremos AGRADECER a Deus por ter guiado a nossa vida e obra. É clara a ação do Seu Espírito Santo em nossos passos e na vida de tantos fiéis que aqui receberam a consolação, a graça e a libertação de tanto males. Louvado seja Deus pelo bem que nos tem feito! Amém!
“É bom louvar o Senhor, e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo; proclamar, de manhã, a vossa misericórdia, e durante a noite, a vossa fidelidade, com a harpa de dez cordas e com a lira, com cânticos ao som da cítara, pois vós me ALEGRAIS, Senhor, com vossos feitos; exulto com as obras de vossas mãos. Senhor, estupendas são vossas obras! E quão profundos os vossos desígnios!”
Salmo 91(92), 1-6

O Aniversário da Paróquia será comemorado durante todo o ano de 2013 tendo o seu ponto maior com a Festa de Nossa Senhora das Vitórias, em Agosto. Aguardem!